Ads 468x60px

sábado, julho 14, 2012

Especial de sábado - George R. R. Martin

Para o especial de hoje decidi falar sobre um autor que revolucionou a literatura fantástica do nosso tempo. É claro que eu estou falando dele: George Raymond Richard Martin. Nascido em Bayonne, Nova Jersey, Martin iniciou seu gosto pela leitura com histórias em quadrinhos de superheróis. A edição de novembro de 1968 do Quarteto Fantástico possui uma nota ao editor que Martin escreveu quando ainda estava na escola.

Martin em seu trono
Ele começou a escrever contos de ficção científica no começo da década de 1970, e apesar de o início de sua carreira não ter sido fácil (uma de suas histórias foi rejeitada por diferentes revistas 42 vezes), ele nunca se desencorajou. Apesar de muito de seu trabalho ser de fantasia ou terror, alguns de seus trabalhos iniciais se encaixavam em ficção científica, ou em história futura. Ele também escreveu pelo menos uma obra de cunho político-militar, Night of the Vampyres.
Durante a década de 1980, Martin começou a escrever para a televisão e trabalhar como editor de livros. Para a televisão, ele trabalhou em The New Twilight Zone e Beauty and the Beast. Como editor de livros, ele supervisionou o desenvolvimento da série Wild Cards. A série continua sob a direção e edição de Martin, com mais de vinte volumes publicados; em 2012 a série irá completar seu aniversário de 20 anos. 
Em 1991, Martin voltou a escrever livros, começando a escrever aquilo que eventualmente se tornaria a série de fantasia épica, As Crônicas de Gelo e Fogo (ostensivamente inspirada na Guerra das Rosas e em Ivanhoé), que terá sete volumes. O primeiro volume, A guerra dos tronos, foi publicado em 1996. Em novembro de 2005, O festim dos corvos, o quarto volume da série, se tornou o livro mais vendido da lista do The New York Times, alcançando a mesma posição na lista do The Wall Street Journal. A série foi aplaudida por autores, leitores e críticos do mundo inteiro. 
Com tanto sucesso desta série, a HBO comprou os direitos para uma adaptação para a televisão da série inteira, estreando no dia 17 de abril de 2011 a primeira temporada, com 10 episódios sobre o primeiro livro da série. Dois dias após a estréia, a HBO anunciou que havia renovado a série para uma segunda temporada depois das críticas extremamente positivas e do número inicial de espectadores do primeiro episódio: 4,2 milhões.
Martin foi um instrutor de jornalismo e, quando jovem, um diretor de um torneio de xadrez. Em seu tempo livre ele coleciona miniaturas com temas medievais, lê e coleciona livros de ficção científica, terror e fantasia, e aumenta sua grande coleção de quadrinhos, que incluí as primeiras edições da "era de prata" do Homem Aranha e do Quarteto Fantástico.

Hoje, com seus 63 anos, GRRM escreveu 5 dos 7 livros de sua aclamada série. Todos estão sendo publicados pela editora Leya aqui no Brasil e já conquistou praticamente todos. Definitivamente, ele é O cara, por conseguir derrubar esse molde de literatura fantástica que estávamos tendo e conseguir revolucionar este gênero literário.




Espero que tenham gostado do especial de hoje que foi sobre um ilustre escritor do nosso tempo. Comentem sobre o que acham dos livros dele e se concordam que ele é o autor que revolucionou a literatura fantástica.

3 comentários:

  1. Estou com o primeiro livro aqui em casa, e lendo toda feliz.
    Antes de terminar o livro já estou recomendando feito uma louca, de tão bom que ele é.
    Adorei seu post.
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho o primeiro e o segundo mas ainda não comecei a ler. Não vejo a hora de começar! Mas quero terminar primeiro as séries que eu comecei já.

      Beijos

      Excluir
  2. Só espero que o Martin não morra até terminar o 7º livro. E com certeza ele é um autor revolucionário do nosso tempo!

    Abraços
    http://desbravandolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Comente e faça um blogueiro feliz!