Ads 468x60px

sábado, setembro 22, 2012

Especial de Sábado - J. R. R. Tolkien

Olá! Hoje vou falar um pouco sobre J. R. R. Tolkien, que é o autor de obras maravilhosas, dentre elas as mais conhecidas são a trilogia O Senhor dos Anéis, O Silmarillion e O Hobbit, o qual terá sua adaptação para o cinema lançada em dezembro.

John Ronald Reul Tolkien (3 de janeiro de 1892 - 2 de setembro de 1973) foi um inglês escritor, poeta, filólogo e professor universitário.

Ele foi professor de anglo-saxão em Oxford de 1925 a 1945, e professor de Língua e Literatura Ingesa de 1945 a 1959. Foi grande amigo de C.S. Lewis, e ambos eram membros do grupo de discussão conhecido como o Inklings. Tolkien foi nomeado Comandante da Ordem do Império Britânico pela Rainha Elizabeth II em 28 de Março de 1972.

Após sua morte, o filho de Tolkien, Christopher, publicou uma série de obras com base em extensas notas e manuscritos inéditos de seu pai, incluindo O Silmarillion. Estes, juntamente com O Hobbit e O Senhor dos Anéis, deram vida a contos, poemas, histórias fictícias, línguas inventada pelo autor para uso dos personagens, e ensaios sobre um mundo chamado Arda, e Terra-Média. Entre 1951 e 1955 Tolkien aplica a palavra legendarium na maior parte desses textos.

Embora muitos outros autores já houvessem publicado obras de fantasia antes de Tolkien, o grande sucesso de O Hobbit e O Senhor dos Anéis quando foram publicados nos Estados Unidos levou diretamente a um ressurgimento do gênero popular. Isto tem feito com que Tolkien seja popularmente identificado como o "pai" da literatura de fantasia moderna. Escritos de Tolkien tem inspirado muitas outras obras de fantasia e tiveram um efeito duradouro sobre a totalidade do campo. Em 2008, o The Times classificou-o em sexto na lista "Os 50 maiores escritores britânicos desde 1945".

Suas obras mais conhecidas a trilogia do Senhor dos Anéis, O Hobbit e O Silmarillion foram todas publicadas pela editora Martins Fontes.


E temos as adaptações para o cinema: O Senhor do Anéis - ASociedade do Anel foi lançado no dia 1 de janeiro e 2002. O Senhor dos Anéis - As Duas Torres foi lançado no dia 27 de dezembro de 2002. O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei foi lançado no dia 25 de dezembro de 2003 e todos foram dirigidos por Peter Jackson. O Hobbit - Uma Jornada Inesperada será lançado no dia 14 de dezembro de 2012 e teve o mesmo diretor da trilogia.





Eu li apenas O Hobbit, mas já assisti a trilogia completa e os livros estão na minha lista de leitura. É uma honra falar sobre Tolkien, pois ele é um escritor maravilhoso, digamos que o "fundador" da literatura de fantasia e será sempre lembrado por suas obras.

E vocês, o que acham dele? Já leram suas obras ou já assistiram os filmes? São incríveis, não são? Comentem e deêm dicas sobre mais especiais :) Espero que tenham gostado e logo estarei de volta com mais um especial.

6 comentários:

  1. Sou fã dos livros SdA e acho esse cara simplesmente genial! FIco abestalhada em como alguns autores conseguem criar um mundo novo, tão cheio de detalhes, com tantos personagens, tantas caracteristicas e personalidades diferentes... É quase impossivel acreditar que isso tudo cabe em uma unica cabeça ahahaha

    Adorei o post. Acho que tenho todos os livros do Tolkien, mas só li o primeiro livro do SdA por enquanto.

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A imaginação dele é incrível, sem contar que nós nos sentimos dentro da história ao longo da narrativa, não é mesmo?
      Obrigada! E obrigada por mais uma vez visitar o Blog!

      Beijos :)

      Excluir
  2. Olá! Sou apaixonada pelo Tolkien e por toda sua obra! Ele realmente era um gênio, do tipo que aparece raramente. O mundo que ele criou é demais, e a vida dele é quase tão fascinante quanto as histórias que ele criou.
    Adorei o post! Fiz um para o dia de hoje também no meu blog. Se quiser, depois dá uma olhada lá! ;)
    Beijos,
    Lú.

    www.umblogviajante.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, um gênio incrível que criou um mundo realmente fascinante!
      Obrigada! Sim, pode deixar! ;)

      Beijos

      Excluir
  3. Confesso que comecei a ler "O Hobbit", mas devido as descrições mtuuuuu detalhadas do livro, não tive paciência para terminar de ler, e nem arrisquei a ler os outros, mas eu ADOROOO "O Senhor dos Anéis" e o acho o Tolkien simplesmente fantástico!! Um gênio!!

    http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As descrições são muito detalhadas mesmo hahahahaha Mas ele é fantástico!
      Obrigada por visitar o Blog!

      Excluir

Comente e faça um blogueiro feliz!