Ads 468x60px

quinta-feira, setembro 20, 2012

[Resenha] Ponte para Terabítia - Katherine Paterson

Hey! Hoje vou falar de Ponte para Terabítia, mas sou muito suspeita para falar sobre ele, pois é meu livro preferido *-*
                                               
Título: Ponte para Terabítia
Autor: Katherine Paterson
Editora: Salamandra
Número de páginas: 160



O maior desejo de Jess Aarons é ser o campeão de corrida da escola, além de voltar a ter aulas de música com Miss Edmunds, toda sexta, o que para ele é a melhor coisa da escola depois da corrida. Ele acaba de ingressar na quinta série e durante as férias treina muito, no pasto de Miss Bessie. Alguns dias antes de suas aulas retornarem uma nova família se muda para a velha casa dos Perkins, que fica no sítio vizinho. 


E sua mais nova vizinha, Leslie Burke, também se torna sua mais nova colega de classe. Ela veio de Washington, seus pais são escritores e estão tentando levar uma vida simples, mas quem sofre as consequências é ela. Na escola todos a discriminam, tanto por suas roupas quanto por seu comportamento. Jess que já é acostumado a viver entre mulheres - pois tem quatro irmãs, dentre as quais está May Belle, a pequena de sete anos que mais gosta dele – logo faz amizade com Leslie. 

A amizade cresce cada vez mais, eles compartilham o mesmo gosto pelas aulas de música, odeiam a mesma pessoa, a valentona Janice Avery, e em uma tarde que não tinham nada para fazer, surge seu segredo: Terabítia, uma terra mágica, onde eles são rei e rainha, onde todas suas aventuras acontecem e onde conseguem fugir dos problemas cotidianos. No decorrer da história, surgem novos personagens, novas aventuras, novas intrigas e todos passam por uma dor muito forte e eu deixo essa dúvida no ar... O que acontece? Eles irão conseguir derrotar todos seus inimigos? Leslie conseguirá fazer novos amigos? Jess conseguirá revelar à Miss Edmunds o que realmente sente por ela?
Ele se tornou meu livro preferido. Confesso que já li livros melhores, com histórias mais envolventes (não que essa não seja), mas ele me encantou de uma forma que eu não consigo explicar. É um livro incrível, que desperta a nossa imaginação, nos faz ir além da realidade e através das descrições da autora, podemos nos sentir em Terabítia. Recomendo ele para quem gosta de aventuras e magia, mesmo a última não estando presente na história, dá para ser sentida. Recomendo a todos os fãs de As Crônicas de Nánia também, de onde nossa pequena Leslie tira o nome do país imaginário. E ainda recomendo a todos que acreditam no poder da imaginação. A história é encantadora e nos faz refletir sobre o que realmente importa na vida, como tratamos nossa família e nossos amigos e que nunca devemos deixar de dizer o quanto eles são importantes para nós, porque depois pode ser tarde.

O livro teve duas adaptações. A primeira foi um filme para TV de 1985 e a segunda foi em 2007, e conta com Josh Hutcherson, como Jess Aarons, AnnaSophia Robb, como Leslie Burke e Zooey Deschanel, como Miss Edmunds e tem como diretor Gabor Csupo. Eu assisti esse filme há um bom tempo, mas eu nunca me esqueci dele, ele me encantou demais e se tornou meu filme preferido desde então.



Comentem aí e me deixem feliz hehe :} Alguém já leu esse livro ou assistiu o filme? O que acharam dele(s)? E o que acham dessas adaptações? Acham desnecessárias, ou concordam que é uma forma de nos encantarmos mais com as histórias, dando vida a elas?

2 comentários:

  1. Nossa, não sabia que tinha o livro!! Eu assisti o filme e achei a história bem bonitinha :)

    http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é ótimo também, se você gostou do filme, o livro é super recomendado!
      Obrigada por visitar o Blog! :)

      Excluir

Comente e faça um blogueiro feliz!